top of page

Proibição do Uso de Anabolizantes para Fins Estéticos

Nessa semana o Conselho Federal de Medicina proibiu o uso de anabolizantes para fins estéticos, como aumento de massa muscular e emagrecimento. Essa proibição baseou-se nos riscos para a saúde e na falta de evidências científicas para esse uso.




O uso de esteroides anabolizantes para fins estéticos pode levar a uma série de efeitos colaterais prejudiciais à saúde tais como: redução da função renal, hipertensão arterial, aumento da glicemia e do colesterol, acne, aumento da agressividade, aumento das células sanguineas, infertilidade, virilização das mulheres, aumento do risco cardiovascular e de derrames. Além disso, podemos destacar como um fator predisponente para vários tipos de câncer.

Apesar dos efeitos rápidos para melhora da massa muscular e redução da gordura corporal, o uso dos anabolizantes, seja na forma oral, injetável ou de chips, traz uma série de consequências para a saúde. Esses efeitos podem ser reversíveis, porém de acordo com a gravidade permanentes. O seu uso é restrito a pessoas com deficiências hormonais e em pacientes caquéticos em situações muito graves.

Muito importante procurar profissionais que baseiam suas condutas em evidências científicas e tenham uma visão a longo prazo do seu tratamento. Embora, muitas vezes não tão rápidas, mas sem efeitos colaterais, outras estratégias podem ser usadas para aumento de massa muscular. Lembrando que o objetivo principal do profissional deve ser a melhora da saúde e redução dos riscos de doenças em qualquer tratamento. Sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.




コメント


bottom of page