PREVENÇÃO AO CÂNCER

prevencao-do-cancer.jpg

Muitas pessoas recusam-se a dizer essa palavra, Câncer, porque essa doença desperta muito medo e tristeza. Atualmente, temos mais pessoas acometidas por câncer e, dificilmente, não conhecemos alguém próximo que está ou teve a doença. Infelizmente, isso é uma tendência mundial, que acompanha o envelhecimento da população e, a melhora dos tratamentos médicos, afinal, hoje as pessoas sobrevivem e curam-se da doença.

Discutimos muito a respeito da doença, do seu tratamento e suas consequências, porém esquecemos de que há maneiras de preveni-la.Muitas vezes não explicamos para o nosso paciente com câncer que ele apresenta uma maior chance de ter um outro câncer. Isso, infelizmente, é verdade.

Uma pessoa que teve um câncer é mais suscetível a ter outro câncer. Isso deve ser mencionado em algum momento do tratamento, por mais doloroso que seja. Porque quando o paciente está curado e não tem essa informação, nada é feito para prevenir um segundo, um terceiro tipo de câncer e, quando isso acontece é uma grande surpresa e tristeza para o paciente e sua família.

É possível prevenir o Câncer?

Sim. Tanto para quem não teve, como para quem tem o risco de ter um outro câncer. O câncer é uma doença causada por vários fatores, como por exemplo, o de mama e o de próstata tem uma tendência familiar, ou seja, quando alguém na nossa família teve um desses 2, nós temos uma maior chance de ter também.

Em primeiro lugar, devemos realizar exames de check up que podem ser solicitados por qualquer médico. Muitas pessoas tem medo de realizar exames de rotina porque afirmam: Quem procura acha. Eu sempre respondo: Quem procura acha CEDO. E, isso é verdade, quanto mais precoce um câncer ou uma lesão pré-cancerosa for encontrada, maior a chance de cura, o tratamento é menos agressivo e, menores são suas consequências. Então, devemos fazer exames sem medo, eles são importantes.

Teste de sangue
Família em uma praia

Alguns Exemplos:

Câncer de mama: exame médico e mamografia anuais

 

Câncer colo retal: colonoscopia anual em pacientes de risco, como obesos e ter alguém na família

Câncer de Próstata: exame clínico e PSA

Câncer de Pele: exame clínico e biópsia de lesões suspeitas

Câncer de Pulmão: os fumantes devem realizar Tomografia Computadorizada de Alta Resolução de Pulmão anualmente

Aconselhamento genético: no Brasil temos a disponibilidade de estudo genético para alguns tipos de câncer. Embora, ainda seja um exame particular, o seu custo vem se reduzindo anualmente. Algumas pacientes, tem optado por fazer mastectomia bilateral preventiva, quando esse teste genético dá positivo para câncer de mama, ou seja, quando se detecta a presença de genes para essa doença.

Mudança de Hábitos de Vida

Algumas práticas e mudanças reduzem o risco de termos câncer. Seguem 10 dicas do INCA (Instituto Nacional do Câncer):

1.

Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.

2.

Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados.

3.

Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia. As mulheres devem se limitar a um drinque.

4.

É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata. 

5.

Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

6.

As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. 

7.

As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar o preventivo ginecológico periodicamente. Após dois exames com resultado normal com intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito a cada três anos.

8.

É recomendável que mulheres e homens com 50 anos ou mais realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.

9.

Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar.

10.

Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.

É importante reduzirmos a gordura visceral, aumentarmos a massa muscular, praticarmos exercícios regularmente, comermos mais fibras, verduras, frutas e legumes, menos carne vermelha e gorduras, menos sal e açúcar, menos comida processada e embutidos. Tudo isso, preveni não só o câncer, como também a maioria das doenças crônicas.

Se eu não mudar meus hábitos de vida, o meu câncer pode voltar?

Sim. A chance de recidiva, ou de retorno do câncer é maior quando mantemos hábitos não saudáveis.

Nunca é tarde para adquirirmos uma vida mais saudável, embora mudar hábitos seja difícil, é muito melhor do que tratar uma doença grave. Pense nisso e cuide-se, sempre.