top of page

O café da manhã oferece nutrientes essenciais para o corpo, diz estudo

A alimentação afeta diretamente a saúde ao longo dos anos. Consumir comidas nutritivas é o primeiro passo para manter uma dieta regulada, que forneça energia para você realizar as suas tarefas do dia a dia. Começar o dia com um café da manhã saudável, pode fornecer a disposição e a saciedade que o seu corpo precisa.



Segundo estudo da Universidade de Ohio, publicado no Proceedings of the Nutrition Society, os adultos que pulam o café da manhã, geralmente, perdem os nutrientes essenciais mais abundantes nos alimentos das refeições matinais.

Analisando o estudo, a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez compreende que as pessoas que tomaram café da manhã comeram mais calorias totais do que pessoas que não tomaram, mas o almoço, o jantar e os lanches foram muito maiores para pessoas que pularam o café da manhã e tendiam a ter uma dieta de qualidade inferior. “Alimentar-se de manhã é uma estratégia para reduzir a ingestão de calorias ao longo do dia e melhorar a qualidade da dieta”, diz.

Além do ganho nutricional, pesquisas mostram que essa refeição pode melhorar o desempenho cognitivo e sentimentos de bem-estar de imediato, de acordo com a médica nutróloga Dra. Andrea Pereira. Segundo a profissional, a longo prazo, há alguns estudos que mostraram uma associação entre consumo de café da manhã e risco reduzido de doenças cardiovasculares ou dislipidemia. "Além disso, ainda fornece um melhor controle de glicemia no diabetes mellitus tipo 2 e da manutenção da perda de peso”, finaliza.

Pensando na adoção de um café da manhã balanceado, Rogério Oliveira, nutricionista especialista em saúde, qualidade de vida, emagrecimento e performance, recomenda evitar alimentos com carboidratos refinados, como pães doces, bolos, açúcar, bebida láctea achocolatada e suco adoçado. “Alguns alimentos que podem compor o desjejum são as frutas, que proporcionam vitaminas e minerais. Os grãos e cereais integrais ajudam no funcionamento do intestino, além de possuir vitaminas, minerais e carboidratos de baixo índice glicêmico”, revela.

As fontes de proteínas e os carboidratos de médio ou baixo índice glicêmico também são essenciais. O especialista sugere leites, queijos magros, ovos, iogurtes, pães e torradas integrais e farelo de aveia para o cardápio matinal.



bottom of page