top of page

Frutas: uma excelente fonte de nutrientes

O Brasil é um país onde temos diversas frutas o ano todo, devemos aproveitar esse nosso benefício, além de melhorar nossa saúde. Elas são excelentes fontes de fibras, vitaminas, antioxidantes e micronutrientes. Há uma recomendação de consumo de 5-6 frutas por dia, isso pode ser feito na forma in natura ou de sucos. Prefira sucos de frutas naturais aos industrializados, devido todos os benefícios e ausência de corantes, conservantes, sódio etc.

A escolha das frutas e o armazenamento são importantes para uma melhor duração. Pensar sobre uma quantidade adequada para o consumo baseada nas pessoas que vão consumi-las também é superimportante. Deixar as frutas higienizadas no dia da compra, pode facilitar o seu consumo durante a semana pela praticidade.



No caso das frutas que já estão muito maduras e que não dará tempo para consumi-las, prepare um suco concentrado e armazene no congelador ou freezer em forminhas de gelo, geralmente duram até 3 meses, e você pode preparar um copo de suco acrescentando água ou água de coco a 1-2 cubinhos de gelo ou vitaminas acrescentando leites de origem animal ou vegetal.

Tente evitar adoçar as frutas com açúcar para não ficar muito calórico, sentindo apenas o doce da própria fruta. Isso contribui para um peso saudável.


Como escolher suas frutas?


BANANA

A escolha da banana vai depender do tempo em que será consumida, ou até mesmo pelo número de pessoas que irão consumir. Ou seja, se o consumo for rápido é melhor optar pelas bananas que já estão quase no ponto de estarem bem maduras. Agora se você mora sozinho escolha as bananas que estão amadurecendo, assim corre menos risco de apodrecerem antes do consumo.

MARACUJA

O ideal são aqueles que estão com a casca bem amarela, com a casca mais enrugada, porem a casca não pode apresentar manchas escuras e rachaduras, isso pode ser sinal de que já está passando do ponto. Outra dica são os mais pesados, garantindo que a polpa esteja mais suculenta.

MELÂNCIA

Para uma melancia docinha escolha a aquela mais arredondada, ao redor do cabo deve apresentar uma mancha, parecendo uma rede de cor alaranjada, quanto maior a rede mais doce. Além disso, quando o cabo está seco é um bom indicativo de que a fruta está madura.

LIMÃO E LARANJA

Tanto o limão quanto a laranja devemos observar a casca, se estiver lisa, brilhante e macia é um bom sinal de suculência. Agora também é importante observar se está macia de forma homogênea, ao redor de toda a fruta. Caso apresente lugares mais amolecidos é sinal que foi batida ou está estragada.

MAMÃO

A casca do mamão precisa estar livre de manchas, mais alaranjada para garantir o sabor mais doce, não pode estar muito mole se não estará muito maduro, e o cheiro deve ser suave e doce.

ABACAXI

Um abacaxi pronto para o consumo precisa ter uma casca nos tons mais amarelados e dourados, a casca deve ser mais macia e a folha do centro da coroa quando puxada deve sair com facilidade.

ABACATE

Para um abacate maduro, pronto para o consumo precisamos observar a textura da casca, se estiver muito lisa, ainda está verde. Em relação a cor, quanto mais escura, mais próxima de estar no ponto certo para o consumo. E por fim, ao apalpar o abacate observe se a casca está macia, aprofundando levemente no toque.

MELÃO

Para um melão maduro, suculento e doce também devemos observar pelo toque, aperte as extremidades, elas devem aprofundar levemente. Precisa chacoalhar para observar o som das sementes que devem estar soltas. E por fim, a casca deve estar firme, livre de manchas e rachaduras, com amarelo bem forte.

MAÇÃ

A casca da maçã não deve conter manchas marrons, significando que oxidaram ou amadureceram demais. Além disso tem que ter uma consistência firme, áreas amolecidas podem significar áreas danificada. No caso da maçã verde, evitar as amareladas.

MANGA

A manga deve apresentar um aroma doce, significando que está pronta para ser consumida. Pontos ou pintas marrons são normais. Como para as demais frutas, caso esteja mole, provavelmente está passada

MORANGO

Os morangos devem estar bem vermelhos, evitando os ainda verdes, com as folhas no lugar e sem pontos de mofo ou machucados. Além disso, com um aroma característico.

MEXERICA OU BERGAMOTA OU TANGERINA

As mexericas pequenas, como a murcote e a carioca, devem ter casca fina, lisa e cor alaranjada intensa. Para as do tipo ponkan, que têm a casca mais rugosa, prefira as firmes e com a casca mais solta. Evitar as com áreas amolecidas, as verdes e as com odor não característico.


bottom of page