• Dra. Andrea Pereira

Natal E Reveillon X Exercício E Alimentação Saudável. Isso É Possível?

Para quem está satisfeito com a sua boa forma física e faz atividade física regular, faça o seu check up anual, descartando doenças como hipertensão, diabetes, colesterol, entre outras.


Todo ano é a mesma coisa, chega dezembro e saímos totalmente da rotina de exercício e alimentar. São aquelas mesas cheias de doces, cremes, panetones, sorvetes; aquelas comidas super lights (pernil, tender, risotos, macarronadas); muitas e muitas bebidas. E, todas aquelas tias e primas dizendo o quanto você está magro(a) e que ficarão muito ofendidas caso você não experimente aquela comida.

Depois de trabalhar durante o ano todo e acordar mais cedo ou chegar mais tarde para conseguir malhar, você não quer nem saber de fazer qualquer exercício. Como se isso também fosse possível depois de comer e beber tanto.

O que realmente acontece no final do ano? As pessoas querem extravazar, comemorar, esquecer, sublimar os problemas, afogar as mágoas? Através de muita comida e muita bebida?

Em uma semana você pode perder o resultado de um ano inteiro? Sinceramente não, porém é possível se ganhar uma grande quantidade de peso e gordura, dependendo da quantidade da sua ingesta alimentar e de bebidas. E, todos nós sabemos que, ganhar peso é rápido, porém perder é muito difícil. Como também o condicionamento físico, ganhar demora, mas perdemos rapidamente. Tente correr após uma noite de farra, veja o que ocorre com o seu rendimento.

O que eu aconselho? Dizer para você fazer uma ceia light, é querer me enganar, porém posso sugerir para que coma moderadamente, pegue pequenas porções de cada coisa, assim experimentará de tudo, não passará vontade, mas não se arrependerá depois. Quanto as bebidas…os destilados são os mais calóricos e as misturas são terríveis no dia seguinte, o mais saudável é apenas uma taça de vinho. Dê preferência aos sucos e bebidas lights/diets, e as sobremesas com frutas, compensando todo o resto.

Aproveite que você estará de folga no dia seguinte e acorde tarde, descanse. Depois não se force, vá dar uma caminhada de 1 hora com alguém para conversar. Você se sentirá mais disposto. E o início do ano será mais leve.

Para quem não pratica nenhum tipo de atividade física e está acima do peso, faça essa promessa de final de ano e mude o seu 2008. Comece já nas festas, seguindo os conselhos acima, mude apenas o tempo da caminhada, para até 30min. Todas as pesquisas mostram que uma alimentação equilibrada leva a um peso saudável, prevenindo todos os tipos de doença, até mesmo o câncer. Além disso, a atividade física também previne todos os tipos de doença, melhora o humor e seu ânimo. Vale a pena mudar sua vida sedentária e cheia de carboidratos e gorduras vazias.

Mas, não comece nenhuma atividade física ou dieta sem procurar um profissional adequado. Procure um médico para fazer um check up, assim você poderá acompanhar a sua melhora ao longo do ano e não correrá nenhum risco. Procure um educador físico para montar um treino adequado e siga o que ele diz, evitando lesões desnecessárias. E, para melhorar o peso há vários profissionais que podem lhe ajudar (nutricionistas, endócrinos, nutrólogos), vá no que mais combina com o seu perfil.

Para quem está satisfeito com a sua boa forma física e faz atividade física regular, faça o seu check up anual, descartando doenças como hipertensão, diabetes, colesterol, entre outras.