Atualmente, no Brasil, temos cerca de 41 milhões de pessoas com obesidade, cerca de 26% da nossa população. Porém, existe uma projeção de chegarmos a 40% da população em 2035. Portanto, precisamos de estratégias seguras e eficazes para o controle da obesidade, uma doença crônica multifatorial e com um tratamento desafiador.
O Monjauro, uma medicação aprovada pela ANVISA, ainda não está sendo comercializada no Brasil, muitas pessoas estão importando a caneta, porém existe um risco de perda de eficácia por ter que ficar refrigerada, logo se não for muito bem transportada e acondicionada, você poderá pagar cerca de R$9000,00 por um produto sem eficácia. Provalvemente, nesse semestre teremos a sua venda iniciada em farmácias brasileiras.
O que é o Monjauro?
Ele é um agonista modificado do receptor GIP/GLP-1, composta por 39 aminoácidos, com efeitos para perda de peso e controle da glicemia, portanto tem ação na obesidade e no diabetes. Tanto o GIP quanto o GLP-1, tem ação em diferentes órgãos do corpo, regulando a produção e absorção de glicose, aumentando a saciedade, diminuindo o apetite, aumentando a quebra de gordura, e alguns estudos já falam de um efeito neuroprotetor e de redução da reabsorção óssea.
Como ele funciona?
Ele tem uma ação pancreática simultâneas na função das células β, sensibilidade à insulina e função das células α, redução da secreção de glucagon, melhora da resistência à insulina e reduz a ingestão de calórica e do apetite. Através da redução do esvaziamento gástrico aumenta a saciedade e reduz o apetite. Daí seu efeito na perda de peso e no diabetes. Ele é administrado por via injetável, uma vez por semana, pelo próprio paciente,
Quais são os efeitos colaterais?
Os principais efeitos colaterais são associados ao sistema digestivo. As naúseas e alterações de hábito intestinal, constipação ou diarréia, são os principais. Outros efeitos são menos comuns desde que usado de forma correta e acompanhado pelo médico.
Por quanto terei que usar essa medicação?
A obesidade e o diabetes são doenças crônicas, portanto têm controle, mas não cura. Logo o uso do remédio poderá ser para o resto da vida em alguns casos, dependendo de cada paciente. Muitas vezes você obtem o controle com redução da dose ou tirando o remédio e fazendo um controle rigoroso de estilo de vida, mas em muitos casos não é possível modificar a dose do remédio. Existem muitos estudos científicos de uso a longo prazo, portanto é seguro o seu uso por vários anos.
O tratamento do diabetes e da obesidade é medicamentoso, mas a prática regular de atividade física e uma dieta equilibrada são fundamentais para um ótimo e duradouro resultado, sem eles o medicamento sozinho tem menos resultados. Imprescindível fazer um acompanhamento médico para o uso dessa medicação, assim você terá o melhor resultado com menos efeitos colaterais, além disso, saberá se esse remédio é indicado para você.
O Monjauro vem como uma excelente estratégia no controle da obesidade, um grande desafio no Brasil e no mundo.
Tem dúvidas? Entre em contato comigo, será um prazer atendê-lo.
Comments