top of page

Levedo de cerveja é rico em proteínas e aumenta sensação de saciedade

Colaboração para VivaBem


O levedo de cerveja, também chamado de levedura de cerveja, é um fermento natural inativo derivado do processo de fermentação da cevada. A levedura mais utilizada é a Saccharomyces cerevisae, um fungo responsável pela fermentação do açúcar de cereais como arroz, trigo, cevada e malte. A seguir, explicamos para que serve o levedo de cerveja, quais os perigos do consumo sem orientação e se ele traz benefícios.




Para que serve o levedo de cerveja?


O levedo de cerveja é vastamente usado para a fabricação de pães e cerveja e tem como características adicionais agregar sabor e cor aos alimentos, além de poder ser usado, com recomendação médica, como suplemento alimentar, por conter vitaminas e minerais.


Quais os benefícios do levedo de cerveja?


Até o momento, não existem estudos com comprovação científica dos benefícios e efeitos colaterais do levedo de cerveja. A maioria dos estudos foca em resultados com animais. Apesar disso, ainda é possível analisar o suplemento com base em sua tabela nutricional. O levedo de cerveja é rico em proteínas —cerca de 16 g a cada 100 g, 3 g a mais que no ovo—, e possui aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do intestino, como histidina, lisina, triptofano, leucina e isoleucina. Por esse aporte, pode ser indicado por médicos ou nutricionistas como uma alternativa para aumentar o consumo de proteínas por vegetarianos ou veganos.

Também tem vitaminas do grupo B, entre elas, B1, B2, B3, B5, B6, ácido fólico e biotina, e minerais como ferro, fosforo, magnésio, potássio, zinco e cromo, este último conhecido por auxiliar no controle à compulsão por doces, embora a suplementação do levedo de cerveja por si só, sem outras medidas, não seja suficiente para alcançar uma mudança efetiva. O suplemento também contém fibras, que ajudam na promoção da saciedade e bom funcionamento do intestino. Algumas publicações relacionam o consumo de levedo de cerveja com a melhora da memória, diminuição do estresse, cansaço e fortalecimento do sistema imunológico, mas não há estudos científicos robustos que assegurem esses benefícios.


O levedo de cerveja engorda?


Não. O levedo de cerveja tem baixa quantidade de calorias e outros fatores, como alimentos ingeridos e prática de exercícios físicos, farão uma diferença maior no ganho ou perda de peso.


Quais os perigos do levedo de cerveja?


Devido o alto teor de fibras, se consumido de forma exagerada, pode gerar desconforto abdominal com presença de cólica, sensação de mal-estar estomacal, distensão abdominal e flatulência (gases).


Como tomar levedo de cerveja?


O levedo de cerveja é geralmente encontrado em cápsulas, pó ou flocos e pode ser ingerido puro ou adicionado a sucos, papas, sopas, iogurtes e saladas ou no preparo de bolos, pães e cerveja. pode conter traços de glúten. Não devem consumir a levedura de cerveja, exceto nos casos em que haja indicação de um médico ou nutricionista, as crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pacientes com doenças crônicas, justamente por não haver estudos que comprovem a segurança para esses grupos, considerados como pessoas com imunidade mais fragilizada.


Como é a tabela nutricional do levedo de cerveja?


De acordo com tabela nutricional divulgada pelo Ministério da Saúde em livro do IBGE, em 100 g de levedo de cerveja, encontramos: Calorias: 170 kcal Proteína: 16,20 g Lipídios: 1,30 g Carboidratos: 28,10 g Fibra: 11,50 g


Fontes: Andrea Pereira, nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e cofundadora e coordenadora da ONG Obesidade Brasil; Roberta Brito, nutricionista do (HULW-UFPB) Hospital Universitário Lauro Wanderley, na Universidade Federal da Paraíba, que faz parte da Rede Ebserh; Gisele Figueiredo Ramos, nutróloga do Vera Cruz Hospital;


https://www.uol.com.br/vivabem/faq/levedo-de-cerveja-e-rico-em-proteinas-e-aumenta-sensacao-de-saciedade.htm?cmpid=copiaecola

bottom of page