top of page

Suor E Atividade Física

Quanto mais suamos mais rendimento temos. Portanto, suar é fundamental para o atleta e para melhorar o seu rendimento.



Muitas pessoas ficam irritadas quando fazem algum tipo de atividade física e saem da esteira, da bicicleta ou do parque, parecendo que tomaram uma ducha, de tão molhados. Nós médicos somos procurados para resolvermos esse problema e, alguns fazem cirurgias para corrigirem isso.

O suor é super importante para a nossa performance, quanto mais condicionados, mais suamos, e começamos a suar mais cedo do que os outros. Quanto mais suamos mais rendimento temos. Portanto, suar é fundamental para o atleta e para melhorar o seu rendimento. Veja uma Olimpíada, um Mundial, há algum atleta totalmente seco, sem suor? Eles parecem preocupados com isso?

Apesar de muitas pessoas acharem ruim, ele é fundamental para diminuir o calor do corpo, a nossa temperatura interna. O que acontece quando temos febre? Ficamos moles, cansados, porque o nosso corpo tem reações químicas que só podem funcionar a uma temperatura ideal (36-36,5 graus Celsius), precisamos de um equilíbrio e o aumento prolongado dessa temperatura pode causar até a morte.

Quando começamos um exercício há uma série de reações no nosso corpo para que possamos agüentá-lo e todo esse conjunto faz a nossa temperatura subir, quando suamos e esse súor encontra o ambiente, evaporando, perdemos calor e a nossa temperatura interna baixa e podemos continuar. Por isso, roupas leves são fundamentais, porque não adianta suarmos e esse suor ficar preso, ele precisa evaporar.

E se não conseguimos suar? A nossa temperatura interna aumenta e começamos a ficar incomodados, confusos, desmaiamos. Mas, isso é para um outro texto… Não se incomodem com o suor, ele é benéfico, melhora desempenho, previne problemas. Qualquer dúvida entre em contato.

bottom of page