• Dra. Andrea Pereira

Medicina Esportiva E Nutrologia

A Nutrologia visa a re-educação alimentar e a suplementação de elementos essenciais a dieta, levando consequentemente ao emagrecimento e redução de riscos a saúde, sendo essencial tanto nos pacientes obesos que querem perder peso, como nos que já realizaram a cirurgia do estômago e precisam melhorar os seus hábitos. Porém não basta uma alimentação adequada, a realização de atividade física regular é essencial para esses 2 grupos de pacientes, como para todas as pessoas em qualquer idade, por todos os seus benefícios, melhorando qualidade de vida, reduzindo a pressão alta e a diabetes, diminuindo o risco de doenças. E o acompanhamento médico adequado reduz o risco de lesões e acentua os benefícios do exercício.


Medicina Esportiva

A Medicina do Esporte é uma especialidade reconhecida no Brasil pela Associação Médica Brasileira, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Comissão Nacional de Residência Médica. É uma das especialidades médicas mais antigas, uma vez que há relatos de 1.550 a.C. do uso clínico da atividade física e do exercício físico. Na antiga Grécia, por exemplo, foi construído próximo a Atenas um hospital que entre outros setores contava com um ginásio de esportes. Várias são as definições que têm sido propostas para a Medicina do Esporte. A Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS), por exemplo, adotou em 1977 a seguinte definição: “Medicina do Esporte é uma especialidade que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar.”

É importante ressaltar que a Medicina do Esporte não lida somente com atletas de alto rendimento. Esse é apenas um dos segmentos da especialidade. Talvez o termo Medicina do Exercício e do Esporte seja mais elucidativo. Assim, utiliza-se também o exercício como instrumento de prevenção primária (por exemplo, programas de exercícios para indivíduos aparentemente saudáveis; prevenção de lesões ortopédicas) e secundária (por exemplo, programas de reabilitação cardiovascular e pulmonar; reabilitação de lesões ortopédicas); como instrumento de diagnóstico e avaliação (por exemplo, o teste de esforço clínico; o teste de exercício cardiopulmonar; ou a avaliação clínica de um atleta); e como coadjuvante no tratamento de doenças cronico-degenerativas (por exemplo, programas de exercícios para cardiopatas, pneumopatas, obesos, diabéticos, etc). Por uma série de mecanismos, o exercício auxilia também melhorando o prognóstico em uma série de situações clínicas. Em suma, a Medicina do Esporte é uma especialidade que trabalha com um conteúdo específico, não contemplado ou apenas parcialmente contemplado em outras especialidades médicas, utilizando o exercício e a atividade física como instrumentos de promoção da saúde e da qualidade de vida. (Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte)

Nutrologia

A Nutrologia é uma especialidade médica clínica voltada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades nutricionais. Médicos Nutrólogos também orientam sobre a alimentação para melhora energética, correção do peso e aumento da longevidade, estudando os benefícios e malefícios para a saúde, dos nutrientes existentes nos alimentos.

A alimentação e nutrição são imprescindíveis à vida de todos os seres, razão pela qual a Nutrologia tem ação de considerável importância na maioria dos setores que regem o crescimento, desenvolvimento e a saúde dos indivíduos, o que torna a função do Nutrólogo de excepcional valia e larga amplitude nas várias áreas abrangidas por esta especialidade.

Na prática clínica, a Nutrologia se associa a outras especialidades médicas (Endocrinologia, Gastroenterologia, Medicina Esportiva…) e a profissionais não médicos, como, nutricionistas psicoterapeutas, profissionais de Educação Física, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Atendimento em Medicina Esportiva:

O acompanhamento de Medicina Esportiva no Instituto Vivere propicia ao paciente de acordo com suas necessidades:

» melhor desempenho em suas atividades físicas

» melhora de performance

» emagrecimento

» ganho de massa muscular

» aumento de velocidade e força

» qualidade de vida: aumento de massa óssea e muscular, emagrecimento, redução da pressão arterial, redução da resistência a insulina (diabetes), redução dos níveis de colesterol, melhora do sistema cardiovascular, melhora do equilíbrio reduzindo quedas em idosos, entre outros.

» avaliação da composição corporal (gordura/músculo)

Todos esses objetivos podem ser atingidos, independentes do sexo e da idade do paciente, através de acompanhamento médico especializado, hábitos alimentares e atividades físicas adequadas e, uso de medicamentos e suplementações.

1-Exame Médico:

Os pacientes passarão por um atendimento médico e exame físico tradicional, onde serão questionados o motivo da consulta, os seus objetivos, alguma doença atual ou anterior, histórico médico familiar.

Durante o exame físico serão avaliadas preferencialmente a pressão arterial, freqüência cardíaca, deformidades e patologias posturais, composição corporal.

Destacamos que o atendimento sempre se adequará a cada paciente nas suas diferenças e peculiaridades

2-Estilo de Vida:

Todos os pacientes responderão a um questionário de estilo de vida, após o médico detalhado, onde enfatizaremos a alimentação, hábitos de sono e atividade física.

3-Nutrição:

Os estudos científicos demonstram que a performance e a saúde dos atletas podem ser beneficiadas com a modificação dietética, decorrente da prescrição dos profissionais qualificados para tal, nutricionistas e médicos especialistas. Desse modo a avaliação nutricional faz parte da consulta de medicina esportiva, sendo de vital importância para todo tipo de praticante de atividade física, sedentários, idosos e atletas.

4-Suplementação:

Após uma avaliação dos hábitos alimentares dos pacientes, dependendo dos objetivos dos mesmos e da realização de exames complementares, pode-se utilizar a suplementação com vitaminas, microelementos e cofatores, entre outros.

Atendimento em Nutrologia

Baseado em questionário de alimentação diária e medidas de peso, diâmetros, pregas cutâneas e exames subsidiários, como densitometria corporal.

A partir daí iniciamos o processo de re-educação alimentar a fim de adequar o porcentual de massa gorda (gordura) e massa magra (músculo), melhorando a saúde, a estética e a auto-estima do paciente.

Há uma integração entre as áreas de Medicina do Esporte e Nutrologia.

Grupos Especiais: Gestantes, Obesos, Idosos e Gestantes

Essa fase tão especial da vida gera uma série de preocupações com o presente e o futuro do nosso bebê, nossa total reponsabilidade.

Além disso, ocorrem os medos de muito ganho de peso (não conseguir perder depois do nascimento), estrias, manchas no rosto e inchaços, queremos aproveitar o melhor da gravidez e do pós-parto.

Para que nossa gravidez seja aproveitada apenas no seu lado feliz, devemos melhorar nossos hábitos e prevenir alterações que possam acarretar problemas futuros. Nesse sentido podemos ajudar da seguinte forma:

1-Medicina Esportiva e Nutrologia:

A atividade esportiva melhora a saúde também na gravidez, tanto da mãe quanto do feto, como por exemplo reduzindo danos posturais, dores nas costas, risco de varizes e tromboses, melhorando a condição cardio-pulmonar, entre outras. Porém, o exercício nesse período deve ser acompanhado por médicos especialistas em ginecologia-obstetrícia e esporte, em conjunto, tanto em atletas como em pessoas que desejam começar e já praticam a atividade física na gravidez.

Esse acompanhamento torna-se necessário por algumas peculiaridades da gravidez e para não haver riscos para mãe e para a criança.

A atividade física é plenamente recomendada na gravidez.

Durante o período pré-natal realizaríamos a orientação nutricional visando um ganho de peso adequado e saudável, associando a orientação de atividade física de acordo com as características individuais da gestante.

Esse acompanhamento seria trimestral ou mensal de acordo com a necessidade da gestante e da orientação do Ginecologista.

Nutrologia:

» acompanhamento do peso e das dobras cutâneas, avaliando massa magra e massa gorda

» orientação nutrição individualizada

Medicina Esportiva:

» Sedentárias:

» Escolha de atividade física adequada ao período e de baixo impacto, visando condicionamento cardiovascular, relaxamento da coluna lombar, adequação postural e tonificação muscular.

» Praticantes de atividade física:

» Adequação do treino já realizado para o período gestacional, evitando riscos fetais e maternos, visando além do já citado acima, manutenção do condicionamento físico.

Idosos:

Atualmente a expectativa de vida no Brasil subiu de 60 para 80 anos, porém todos buscamos não viver mais anos , buscamos viver com qualidade e independência.

Pensando nisso podemos ajudá-los, nessa fase cada vez mais jovem da vida, do seguinte modo.

Medicina Esportiva e Nutrologia:

Todos os trabalhos comprovam que a atividade física em qualquer idade é essencial para termos uma vida saudável, reduzindo os riscos para todas as doenças.

A partir da terceira idade isso continua sendo uma verdade, com algumas diferenças. A ênfase aos exercícios resistidos deve ser dada para a melhora e prevenção da osteoporose. O equilíbrio deve ser sempre aprimorado prevenindo quedas e futuras fraturas. O alongamento é importante nas atividades diárias, muitos idosos ficam tão encurtados que não conseguem cortar as unhas dos pés, colocar sapatos. E muito mais…além disso, o exercício faz com que você conheça mais pessoas, faça amigos e sinta um enorme bem estar, parecendo sempre muito mais jovem.

Porém, para praticá-lo necessitamos de um acompanhamento especializado, minimizando os riscos de lesões e potencializando os resultados, aí entra o especialista em Medicina Esportiva.

Um outro enfoque é para alimentação…somos oque comemos. Esse é um item essencial, o idoso, como todos, precisa de uma alimentação e suplementação adequados a sua idade, visando qualidade de vida, menor perda muscular, redução de gordura e colesterol, oque reduz riscos de doenças, hidratação, suplementação, etc.

Obesidade:

A obesidade hoje é um problema mundial, por que? É ruim comer, não é. O ruim são os efeitos do excesso de comida, como pressão alta, diabetes, problemas do coração, varizes, dores articulares, falta de disposição, baixa estima, limitações de todos os tipos.

Medicina Esportiva e Nutrologia:

A obesidade pode ocorrer em todas as idades, porém em 90% dos casos decorre de hábitos de vida errados, desde a infância.

A Nutrologia visa a re-educação alimentar e a suplementação de elementos essenciais a dieta, levando consequentemente ao emagrecimento e redução de riscos a saúde, sendo essencial tanto nos pacientes obesos que querem perder peso, como nos que já realizaram a cirurgia do estômago e precisam melhorar os seus hábitos alimentares ruins e adequar a sua alimentação ao ¿novo estômago¿.

Porém não basta uma alimentação adequada, a realização de atividade física regular é essencial para esses 2 grupos de pacientes, como para todas as pessoas em qualquer idade, por todos os seus benefícios, melhorando qualidade de vida, reduzindo a pressão alta e a diabetes, diminuindo o risco de doenças. E o acompanhamento médico adequado reduz o risco de lesões e acentua os benefícios do exercício.

Agendamento

Endereço

Rua Bandeira Paulista, 622

Conj. 83, 84 e 85 - Itaim Bibi

04532-022, São Paulo, SP

Redes Socias

  • Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Facebook

Fixo:

WhatsApp: