top of page

Suplementação De Zinco Para Maratonistas E Ciclistas

Para quem faz atividade física intensa, a suplementação com zinco associada a uma dieta balanceada tem se mostrado eficaz na prevenção de gripes e resfriados.



Os atletas de endurance apresentam um grande problema de piora do sistema imunológico após provas longas e intensas ou, mesmo com os excessos de treinos.

A principal manifestação desse tipo de piora são os resfriados ou gripes após as provas, o que acaba prejudicando a recuperação e o treinamento dos atletas.

É muito comum após uma maratona ou uma prova longa de ciclismo desenvolvermos uma gripe. Você já passou por isso?

Muitos estudos foram feitos, tentando minimizar o problema. Uma das vitaminas mais usadas para isso foi a Vitamina C, porém após longos anos de pesquisa os resultados não foram bons.

Daí o que fazer, deixar a gripe dominar os atletas de endurance? Tomar vacina?

As pesquisas da via do sistema imunológico mostrou um micronutriente cuja importância era ignorada até então, o zinco.

O zinco é um microelemento, absorvido no intestino e presente nas carnes vermelhas e brancas, fígado, frutos do mar, ovos, cereais integrais, lentilha e germe de trigo. Porém, a sua presença no alimento consumido não é suficiente para garantir que suas funções possam ser realizadas.

Os sinais de carência de zinco são bastante variados, e incluem diminuição da percepção gustativa, perda de apetite, atraso do crescimento, alterações da pele e depressão do sistema imune, o que facilita a instalação de doenças. Se a dieta fornecer quantidade de zinco insuficiente durante a gestação, poderá haver comprometimento do desenvolvimento do feto.

O zinco está presente em 200 enzimas ligadas ao funcionamento do corpo. Sua atuação é fundamental no sistema imunológico, principalmente nos linfócitos, daí sua importância para os atletas.

Além dessa função, o zinco também está relacionado ao crescimento e ganho de peso em crianças; adequado desenvolvimento da pele, unhas e cabelos; ação antioxidante; desenvolvimento fetal adequado, entre outras.

Para quem faz atividade física intensa, a suplementação com zinco associada a uma dieta balanceada tem se mostrado eficaz na prevenção de gripes e resfriados.

Vale a pena tentar, nas doses adequadas é um suplemento benéfico.

bottom of page