top of page

Emagrecimento E Aumento De Massa Muscular: Promessas De Final De Ano

Mudar de vida e ser outra pessoa é possível de uma hora para outra? Quando eu conseguir aquele corpo tão desejado, posso voltar a comer de tudo e parar a academia? Quais substâncias e alimentos posso usar para conseguir resultados mais rápidos, sem efeitos colaterais? Essas são algumas das dúvidas mais freqüentes e tentarei respondê-las do modo mais simples.


Todo o Reveillon é a mesma coisa, na hora de vestir aquela roupa de banho, encontrar a família, depois de toda aquela comilança, prometemos: -No próximo ano serei outra pessoa, farei exercício, perderei peso, ficarei sarado,…

O reflexo dessas promessas são as academias e consultórios de especialistas no assunto, cheios no meses de janeiro e fevereiro. Além do que, com o Carnaval e, depois de engordar em dezembro, todo mundo quer fazer bonito nas praias ou na Avenida.

Esses pacientes e freqüentadores de academia, em 99% dos casos, querem perder peso e ganhar massa muscular –mulheres querem definição e homens aumentar a musculatura.

Caso você tenha dúvida disso, basta olhar, nas academias, a sala mais lotada, durante todo o dia, é a de musculação, e o tema da maioria das conversas, como emagrecer? Como aumentar os meus músculos?

Mudar de vida e ser outra pessoa é possível de uma hora para outra? Quando eu conseguir aquele corpo tão desejado, posso voltar a comer de tudo e parar a academia? Quais substâncias e alimentos posso usar para conseguir resultados mais rápidos, sem efeitos colaterais? Essas são algumas das dúvidas mais freqüentes e tentarei respondê-las do modo mais simples.

O exercício físico e a alimentação saudável são sempre fundamentais, isso não é papo de dono de academia e de médicos, é verdade. Tanto a mudança de hábito alimentar quanto a atividade física, comprovadamente, em milhares de trabalhos científicos, reduzem os riscos para todas as doenças (do resfriado ao câncer, da ansiedade ao Alzheimer) e, caso você já tenha uma doença, melhoram o seu prognóstico e/ou reduzem a medicação necessária ao seu controle (pacientes com AIDS apresentam vários benefícios com o exercício; hipertensos deixam de usar medicação em muitos casos; diabéticos reduzem as doses de insulina).

Essas mudanças de hábitos são benéficas em qualquer idade. Você pode começar os exercícios após os 60 anos e terá benefícios. No idoso, o aumento de massa muscular conseguido com a atividade física, melhora a sua aparência (aspecto mais jovial), seu humor e ajudam nas suas atividades diárias, entre muitas outras coisas. Muitas vezes, o idoso deixa de fazer algumas atividades por falta de força, de equilíbrio e de flexibilidade e, o exercício é capaz de melhorar tudo isso e muito mais.

Mas, mudar hábitos é muito difícil e exige muita disciplina, por isso, muitos se inscrevem nos planos anuais das academias e aparecem apenas um mês, ou então, quem não conhece aquela pessoa que já tentou todos os métodos possíveis para perder peso e, quando consegue, recupera tudo e mais um pouco?

Seja diferente…faça o plano anual da academia e tenha paciência em observar os benefícios, não vá 3hs por dia, todos os dias da semana e depois desista na segunda semana. Comece devagar, ouça os conselhos dos profissionais envolvidos, não escute as conversas de vestiários, consulte um médico para fazer seus exames antes de começar a atividade física e para acompanhá-lo pelo menos 1 vez ao ano, consulte um profissional especializado para perder peso, não faça as dietas da moda, ou da vizinha sem acompanhamento. Queira mudar de vida e seja uma pessoa melhor e mais saudável para você, nunca para os outros.

E, não se iluda, mudar o seu corpo, seja para emagrecer ou ganhar massa muscular ou ambos, exige muito, muito trabalho. Se as fórmulas mágicas funcionassem e se fosse fácil, todos teríamos um corpo maravilhoso. E, se você não manter os hábitos saudáveis, irá voltar ao seu estado anterior em pouco tempo. Temos exemplos por todos os lados.

Essa sua mudança será para sempre. Por isso, escolha uma atividade física que você goste, para que ela seja um prazer, uma paixão e o acompanhe por toda a vida sem sacrifícios e martírios.

Desconfie sempre de substâncias e alimentos que prometem resultados milagrosos e, principalmente, de quem lhe oferece esses milagres. Tire sempre suas dúvidas com um bom e atualizado profissional, para você não passar o resto da vida pagando as conseqüências do “milagre”.

Enfim, aproveite a desculpa das promessas e mude de vida, seja outra pessoa, para que em 2021 suas promessas sejam outras, pois seu corpo e saúde estarão impecáveis e continuarão assim.

Em caso de dúvidas ou sugestões escrevam-me e até o próximo número.

bottom of page