top of page

Hidratação: Por Que Beber Água?

Uma boa hidratação antes, durante e depois do treino é fundamental para um melhor desempenho. Quando você não se hidrata adequadamente a perda de peso leva a desidratação, acarretando uma série de alterações no organismo que levam a lesões, queda de desempenho, desmaio e, até óbito quando em situações extremas.


Todo dia quando você chega no treino…vê o seu professor Ricardo Arap carregando aquelas caixas com copos de água, talvez você não pense dessa forma, mas muitas pessoas olham e pensam – Para que tanta água, eu não sinto sede quando corro.

Esse é um engano comum de muitos e muitos atletas e praticantes de atividade física – beber água apenas quando sentem sede, ou então, deixar a sede passar e beber água quando chegam em casa.

Por que nos profissionais ligados ao exercício insistimos tanto nesse tópico, sendo até chatos às vezes…

Uma boa hidratação antes, durante e depois do treino é fundamental para um melhor desempenho. Quando você não se hidrata adequadamente a perda de peso leva a desidratação, acarretando uma série de alterações no organismo que levam a lesões, queda de desempenho, desmaio e, até óbito quando em situações extremas. Além disso, a sua temperatura corporal se eleva, prejudicando um monte de funções, é só lembrar de quando você está com febre…

Para você ter uma idéia…com perda de 5% do peso corporal (70kg – 66,5kg – perda de 3,5kg) o seu desempenho cai em 30%. Já está faltando água para as suas funções vitais e a sua temperatura já subiu muito e o corpo começa a reagir, os seus batimentos cardíacos aumentam, há palidez por contração dos vasos da pele, pode ocorrer dor abdominal…

Então, o que fazer? Bebo água ou isotônico? Bebo quanto de água?

O que fazer?

Procure beber água antes, depois e durante os treinos. O ideal é não esperar a sede, bebendo água a cada 10-15 minutos durante os treinos. Não precisa ser uma grande quantidade, mas deve ser freqüente.

Bebo água ou isotônico? Qual é o melhor?

Isso é uma briga…Caso você leia trabalhos americanos, eles dizem para você beber isotônicos, pelo risco da hiponatremia (redução de sal no organismo podendo acarretar desmaios, confusão e coma).

Caso você leia trabalhos do leste europeu, principalmente dos antigos paises socialistas, eles dizem que só a água é suficiente e, que o risco de hiponatremia é mínimo.

Então, o que fazer? Hidrate-se com o líquido que você achar melhor, com o qual você se sente melhor.

O importante é se hidratar, o resto é briga científica, econômica, publicitária, etc.

Bebo quanto de água?

Para você saber o quanto deve beber de água, antes, durante e depois do treino. Devemos saber o seu peso antes e depois do treino, daí podemos calcular a quantidade de água perdida aceitável para o seu organismo. Isso é pessoal, não há como generalizar.

Enfim, o recado é esse…veja a preocupação do seu professor ao carregar aquele monte de água para você e HIDRATE-SE SEMPRE.

bottom of page