top of page

Entenda a relação do tabagismo com a alimentação

Algumas pessoas relatam o medo de parar de fumar e engordar, porque já viram isso acontecer com conhecidos. Muitas vezes, o cigarro é uma válvula de escape para momentos de ansiedade e, quando a pessoa para de fumar, ela pode buscar esse escape em alimentos calóricos, por isso o aumento de peso. Nem o cigarro, nem a comida devem ser usados no controle da ansiedade. Encontrar a verdadeira causa desse sintoma é importante e a terapia psicológica pode ajudar.



Além de o cigarro poder desenvolver formas mais graves da covid-19, outro problema que pode ser acarretado por ele é o câncer. Assim como a dieta não saudável e a obesidade, o tabagismo corresponde a, aproximadamente, 30% das causas preveníveis de câncer. A alimentação também tem grande influência no processo daqueles que querem parar de fumar e pode ser peça-chave para quem está passando por ele.

“Esses fatores estão relacionados a diversos tipos de câncer, porém o tabagismo aumenta ainda mais o risco de câncer de pulmão, bexiga, cavidade oral e esôfago. Portanto, dentro das campanhas de prevenção de câncer há um grande incentivo a uma dieta com mais frutas, hortaliças, fibras, menos carne vermelha e álcool, perda de peso para as pessoas com obesidade, dizer não ao sedentarismo e ao cigarro”, explica a nutróloga Dra. Andrea Pereira, do Hospital Israelita Albert Einstein.


Parar de fumar é fundamental para evitar não apenas o câncer, como também problemas cardiovasculares. Essa decisão, ao mesmo tempo necessária e difícil, exige planejamento e ajuda de profissionais de saúde. Pode ser uma oportunidade para que hábitos prejudiciais à saúde sejam revistos e assim, aconteçam mudanças positivas nos hábitos alimentares e na prática de atividade física, o que trará inúmeros benefícios à saúde.




https://eurio.com.br/noticia/24676/dia-nacional-de-combate-ao-fumo-tabagismo-x-alimentacao.html


http://www.jornalmexa-se.com.br/post/18172/saude/dia_nacional_de_combate_ao_fumo_entenda_a_relacao_do_tabagismo_com_a_alimentacao/


bottom of page