top of page

Novidades do Congresso Mundial de Oncologia

Entre os dias 31 de maio e 04 de junho de 2024 tive a oportunidade de participar do maior Congresso de Oncologia do Mundo, organizado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica, na cidade de Chicago, com cerca de 40 mil participantes.

Andrea Pereira




O tema da ASCO desse ano foi "A arte e a ciência do cuidado no câncer: do conforto a cura.", demonstrando a importância da pesquisa para o tratamento do câncer e de toda a equipe multiprofissional na jornada do paciente oncológico.

Na área de nutrição, novamente os estudos reafirmam a associação da obesidade com pelo menos 13 tipos de câncer. Destaco um estudo que seguiu os pacientes com obesidade por 15 anos, em tratamento clínico com análogos de GLP1 ou cirurgia bariátrica, mostrando que a medicação foi o tratamento mais efetivo na prevenção do câncer.

Além disso, a flora intestinal chamada microbioma, porque pode estar presente na mucosa oral, no trato gastrointestinal e no tumor, tem sido muito estudada na oncologia. Ainda faltam dados para uma intervenção direta, melhorando a resposta ao tratamento e o prognóstico, mas estamos no caminho certo, uma vez que o microbioma é importante nesse processo.

E o papel da inteligência artificial melhorando o diagnóstico e auxiliando os pacientes e os profissionais,foi muito discutido em todo o Congresso. Ela veio para ficar e auxiliar a todos nós nessa luta contra o câncer.

Conhecimento, pesquisa, atualização e encontro de especialistas do mundo todo, em um evento excelente, onde quem ganha são os pacientes. Até 2025!

Comments


bottom of page