• Dra. Andrea Pereira

Hipertensão Arterial, Dieta E Atividades Físicas

Esses cuidados são importantes para você ter apenas o benefício da atividade física e controlar melhor a sua pressão arterial, em casos leves, às vezes só essa atividade já controla e não é necessário remédio.


A Hipertensão, popular Pressão Alta, é a doença cardiovascular mais comum em praticantes de atividade física e atletas. Sua prevalência aumenta com a idade e é mais comum nos homens jovens do que nas mulheres, mas essa condição inverte-se na terceira idade, sendo mais comum nas mulheres.

Essa doença apresenta causa idiopática em 95% das vezes, e o que significa isso? Significa que não há uma causa definida, há uma tendência familiar (filhos de pais hipertensos), e alguns fatores predisponentes como obesidade, sedentarismo e idade. Atualmente, os exercícios de endurance, tipo corrida, caminhada e bicicleta, fazem parte do tratamento, segundo a Sociedade Americana de Medicina do Esporte, um hipertenso deve realizar pelo menos 30 min desse tipo de exercício 3x/sem ou diariamente, reduzindo os níveis da pressão e os riscos de eventos cardiovasculares, como infarto e derrame.

Como descobrir se tenho Hipertensão?

Consideramos uma pessoa hipertensa quando a sua pressão diastólica ou mínima é maior que 9, em pelo menos 3 medidas. Geralmente, as pessoas não dão importância a pressão mínima, falando que foram no médico ou no hospital após um “nervoso ou problema” a pressão chegou a 15 ou 13, daí o médico pergunta, mas quanto foi a mínima? E ele não sabe dizer. Para esse diagnóstico a pressão mínima é o X da questão.

Geralmente, ela não deve subir, mesmo quando passamos por um susto ou um nervoso muito grande, quando isso ocorre devemos ficar atentos. Caso você tenha um dos pais hipertensos é importante uma ida ao cardiologista pelo menos anual, para fazer uma prevenção e até um diagnóstico precoce.


Acompanhamento médico é fundamental


Para quem é hipertenso e pratica exercício, o acompanhamento médico é fundamental, porque os remédios usados no tratamento podem modificar um pouco a performance, você pode ter crises de hipotensão ao final do exercício extenuante. É importante a realização de um Teste ergoespirométrico anual, assim você fica sabendo com quanto de freqüência cardíaca a sua pressão chega em um nível crítico (por isso, é importante o uso do frequencímetro durante a atividade).

Esses cuidados são importantes para você ter apenas o benefício da atividade física e controlar melhor a sua pressão arterial, em casos leves, às vezes só essa atividade já controla e não é necessário remédio.


Há contra-indicações para a prática de exercícios?


Sim, quando o hipertenso tem algum problema cardíaco ou renal grave associado, ele precisa de uma monitorização mais específica, então deve realizar suas atividades físicas em centros especializados.


O hipertenso pode fazer musculação?


Sim, desde que não exagere nas cargas, esse tipo de exercício pode subir a pressão, principalmente quando pega os grandes grupamentos musculares da coxa e do braço, basta não exagerar nas cargas e fazer um trabalho de auxílio ao exercício aeróbico.


E como funciona a dieta de quem tem Hipertensão?


O hipertenso precisa manter-se magro, pois a obesidade piora a sua pressão, então é importante alimentar-se corretamente, com muitas fibras, frutas, legumes e verduras, evitando-se as gorduras e carboidratos em excesso e, principalmente, o sal deve ser evitado mesmo, pois altera a pressão.

Faça o seu exercício com a certeza que ele é fundamental para a sua saúde e longevidade com muita qualidade de vida, sempre tomando os cuidados necessários para evitar problemas, faça o seu check-up anual consultando um bom profissional e procurando um bom laboratório. Os meus próximos textos serão sobre as doenças mais comuns e o exercício, caso você tenha alguma sugestão escreva-me e em caso de dúvidas também.

Agendamento

Endereço

Rua Bandeira Paulista, 622

Conj. 83, 84 e 85 - Itaim Bibi

04532-022, São Paulo, SP

Redes Socias

  • Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Facebook

Fixo:

WhatsApp: