top of page

Deficiências Nutricionais após Cirurgias do Estômago e Intestino

Andrea Pereira


O nosso intestino e estômago são responsáveis por uma série de funções, entre elas, a absorção dos nutrientes vindos da nossa alimentação. Quando eles são operados, principalmente, com a retirada de parte deles, perdemos a nossa capacidade de absorver micro e macronutrientes, podendo aparecer deficiências.



CIRURGIAS DO TRATO GASTROINTESTINAL


No Brasil, as principais causas de cirurgia do estômago e intestino, são o câncer do trato gastrointestinal, nas mulheres correspondem a 15% do total e nos homens 18%, sendo o de cólon e reto, o segundo em incidência em ambos.



Outra causa importante, desse tipo de cirurgia é a obesidade, acometendo 41 milhões de pessoas no Brasil. Atualmente, somos o segundo do mundo em cirurgias bariátricas. Tanto a cirurgia para controle de peso, quanto a cirurgias de câncer do sistema digestivo, ocasionam perda de área de absorção de nutrientes, por isso, o seguimento nutricional é fundamental.


AS PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS


Nessas cirurgias, onde parte do estômago e/ou do intestino são retiradas, as principais deficiências são: ferro, vitamina B12, cálcio, vitamina D e proteínas. Eventualmente, podemos ter deficiência de vitamina B1, zinco e cobre.

Para prevenir isso, devemos pedir um perfil desses nutrientes antes da cirurgia, descobrindo e tratando uma eventual deficiência prévia, e no primeiro ano da cirurgia a cada 3 meses e após 1 ano, anualmente. Além disso, pela deficiência de vitamina D e cálcio é importante fazer anual ou bianualmente uma densitometria óssea para avaliar osteopenia e osteoporose.

Devido a redução de absorção pelo sistema digestivo, geralmente, recomendamos vitaminas e nutrientes diários para prevenir problemas. Logicamente, uma dieta saudável e prática regular de exercício são fundamentais.

Tomando esses cuidados e fazendo exames anuais para avaliação dificilmente ocorrerá problemas de deficiência nutricional. Porém, sintomas como queda de cabelo, unhas quebradiças, fraturas, perda de memória e equilíbrio, fraqueza, formigamentos e perda de visão, podem ser um sinal de alerta para essas deficiências.

Não deixe de procurar o seu médico, de fazer seus exames, de tomar seus suplementos e de ter um estilo de vida saudável


Opmerkingen


bottom of page