• Dra. Andrea Pereira

Atividade Física E Osteoporose

A osteoporose pode ser tratada de várias formas, com vários remédios, mas em termos de atividade física, ela pode ser melhorada e prevenida


Quem não conhece alguém, acima dos 50 anos, que depois de um tombo bobo quebrou o fêmur? Provavelmente essa pessoa tem Osteoporose. A osteoporose é uma doença que causa o enfraquecimento dos ossos, levando muitas vezes a fraturas.

Antigamente, essa era uma doença mais comum das mulheres e, raramente, aparecia nos homens, porém, agora, com o envelhecimento da população, eles também estão tendo osteoporose. A diferença é que nas mulheres, essa doença aparece após a entrada na menopausa e nos homens é mais comum a partir dos 65 anos.

E o que fazer? A osteoporose pode ser tratada de várias formas, com vários remédios, mas em termos de atividade física, ela pode ser melhorada e prevenida.

Todo exercício previne osteoporose? Infelizmente, não. Para previnir e melhorar a densidade óssea devemos fazer exercícios de impacto, ou seja, caminhadas, corridas, bicicleta e step. A natação e a hidroginástica, tão indicados para a terceira idade, são ótimos exercícios, mas para melhorar a densidade óssea não são indicados.

E se eu nunca fiz exercício, vou ter benefício? Para quem sempre praticou atividade física de impacto, desde a infância, o osso se torna mais denso, tanto que alguns médicos aconselham a sua prática em meninas com esse objetivo, fortalecer o osso. Mas, mesmo para quem nunca fez exercício algum, nunca é tarde para começar. Você já perceberá a diferença na próxima densitometria óssea (exame para diagnóstico de osteoporose), haverá melhora, porém parando o exercício os resultados regridem.

Lembre-se a atividade física é excelente em qualquer idade. Para a terceira idade, ela melhora densidade óssea, tônus muscular, equilíbrio (as quedas muitas vezes são causadas por desequilíbrio e tonturas), disposição, diabetes, pressão alta, indepedência e humor.

Mesmo começando após os 50 anos, os benefícios ocorreram em todos aspectos da sua saúde. Mexa-se…

Em caso de dúvidas entre em contato, terei o maior prazer em respondê-las.

Agendamento

Endereço

Rua Bandeira Paulista, 622

Conj. 83, 84 e 85 - Itaim Bibi

04532-022, São Paulo, SP

Redes Socias

  • Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Facebook

Fixo:

WhatsApp: