• Dra. Andrea Pereira

Ômega 3: Um Alimento, Um Suplemento Ou Um Remédio?

O ômega 3 tem sido muito estudado nas últimas décadas. E esses estudos mostram muitas utilidades para o seu uso na dieta. Para as gestantes reduz a incidência de pré-eclâmpsia (pressão alta da gravidez) e da depressão pós-parto, que acomete 30% das mulheres nesse período. Em pacientes com depressão, ele apresenta melhora desses sintomas.Enquanto não obtivermos uma melhora da nossa política de controle de uso de agrotóxicos, uma boa opção é o uso de alimentos orgânicos, nos quais os agrotóxicos não são utilizados

Há alguns anos temos adotado a dieta tipo americana, onde acabam predominando os carboidratos e gorduras e, com isso também temos herdado os problemas dessa dieta, como obesidade, pressão alta, diabetes, etc. Antigamente, comíamos ômega 3 numa proporção de 1:2 com o ômega 6, hoje essa proporção é de 1:16. Éramos menos obesos.


O ômega 3 tem sido muito estudado nas últimas décadas. E esses estudos mostram muitas utilidades para o seu uso na dieta. Para as gestantes reduz a incidência de pré-eclâmpsia (pressão alta da gravidez) e da depressão pós-parto, que acomete 30% das mulheres nesse período. Em pacientes com depressão, ele apresenta melhora desses sintomas.


Alguns estudos mostram que o seu uso reduz a incidência de mal de Alzheimer em idosos. Além disso, para os homens reduz a incidência de câncer de próstata e nas mulheres de câncer de mama. Nas doenças crônicas como diabetes, pressão alta e colesterol alto, o ômega 3 melhora todas elas, diminuindo seus níveis e melhorando o quadro clínico.


Ele funciona tão bem, que é recomendado como tratamento pelas Sociedades Americana e Européia de Cardiologia. E no atleta…com todos esses estudos, não poderia faltar o esporte e há alguns estudos que mostram melhora da performance com a sua suplementação. Então, o ômega 3 é suplemento, remédio e alimento, 3 coisas em 1 só.


Porém, ele sempre é associado aos tratamentos médicos convencionais, dieta saudável e exercício físico, ajudando em muito na melhora dessas doenças acima citadas. Muitos estudos ainda têm sido feitos e acredito que mais coisas aparecerão por aí. Procure um profissional e peça uma orientação sobre as dosagens, a dieta e suplementação com ômega 3.

Não faz mal algum e só traz benefícios. Qualquer dúvida entre em contato, ficarei muito feliz em atendê-lo.