Home

 

Envelhecimento e Melhor Idade

julho 14, 2013 at 4:32 pm | blog, featured, portfolio



O avançar da idade nos traz a sabedoria e o conhecimento, que nos faltou na juventude, para fazermos melhores escolhas, enfrentarmos os problemas com calma e encontrarmos as melhores soluções. Porém, o envelhecer é uma conseqüência do que fizemos na nossa juventude, nosso corpo é como um carro, você compra um carro novo e passa em todos os buracos, não faz manutenção, joga lixo dentro dele, enquanto o seu amigo, cuida do mesmo carro com muito cuidado e atenção, fazendo todas as manutenções necessárias. Ao final de cinco anos, qual será o carro em melhor estado?

No nosso caso o prazo é maior do que cinco anos, porque o nosso corpo é muito mais resistente, porém o resultado a longo prazo é o mesmo. Quando cuidamos da nossa saúde, fazemos atividade física regular e nos alimentamos adequadamente, teremos uma velhice com muita qualidade e sem dependência. Você percebe que existem pessoas com 60 anos que parecem ter até 20 anos a menos e pessoas com 50, que parecem ter até 20 anos a mais.

Além disso, cuidar da alimentação e fazer exercícios previne e melhora o prognóstico de uma série de doenças, como o câncer, o Alzheimer, a hipertensão, o diabetes, o colesterol, a osteoporose, etc.

Junto com o envelhecimento, vem a perda de massa muscular, você percebe isso claramente nos idosos da sua família que “de repente” emagrecem, porém não é um emagrecimento saudável, é uma perda de músculo. Essa perda torna o idoso mais lento, porque a perda principal é de das fibras de movimentos rápidos, podendo dificultar até as atividades mais banais, como tomar banho, atravessar a rua. E, pode ser evitada, isso é o mais importante.

O desgaste dos dentes e a perda de musculatura da mastigação, além da alteração do paladar, fazer as pessoas mais velhas, comerem menos e evitarem as carnes, prejudicando a sua nutrição. Há uma série de medidas que podem ser tomadas para evitar esse problema. Basta uma orientação e percebermos o problema a tempo.

Já recebi no consultório, pessoas com 30 kg, porque a família achou que aquele emagrecimento era da idade e acabou deixando para lá.

Para você que se acha velho demais para mudar seus hábitos, saiba que nunca é tarde, e mesmo tarde você tornará sua vida muito melhor e com mais disposição.

Lembrem-se, cada vez, viveremos mais, os avanços da Medicina, garantirão a longevidade, mas, muitas vezes, a qualidade de vida, depende de você.

Para os idosos que praticam atividade física e tem uma vida muita ativa, os cuidados também são fundamentais e necessários.

Procure profissionais adequados e garanta uma vida longa e feliz, sempre.

<< Voltar

 
Portuguese PT English EN Spanish ES French FR German DE