Home

 

Nutrologia



imagem-nutrologia

A Nutrologia, segundo a Associação Brasileira de Nutrologia-ABRAN, é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os nutrientes nos alimentos, na alimentação e no nosso organismo, tanto em condições de saúde como de doença. Envolve a fisiopatologia, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças ligadas a alimentação, ou a falta dela. Tem estreita relação com a oferta adequada de nutrientes e fitoquímicos ao organismo, assumindo um papel importante na redução de risco de doenças crônicas não-transmissíveis que figuram entre as principais causas de morte nos dias de hoje, como a obesidade, a hipertensão arterial, o diabetes mellitus e o câncer. A Nutrologia é uma especialidade médica reconhecida desde 1978.

Embora, seja uma especialidade antiga, tem sido mais divulgada nos meios não médicos, mais recentemente, devido a importância e crescimento dos problemas de saúde ligados a área nutricional.

Qual a diferença do Nutrólogo e do Nutricionista?

Embora essas 2 áreas trabalhem com Nutrição, o Nutrólogo é médico, portanto faz 6 anos de faculdade de medicina e depois especilaização em Nutrologia ou Nutrição Clínica. Logo, a abordagem do Nutrólogo enfoca uma visão médica, diferente do Nutricionista que não é médico.

<< Voltar

 
Portuguese PT English EN Spanish ES French FR German DE